BIO
Sou professor de Língua Portuguesa e Literatura há 20 anos. Atuei em escolas particulares e na rede estadual de educação de Minas Gerais como professor até 2010. Nesse ano, fui aprovado em concurso público no Colégio Técnico da UFMG, o COLTEC. Trabalho lá desde então.
O COLTEC é organizado por setores. Junto com outros colegas, somos responsáveis pelo Setor de Letras e pelas aulas de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio. Já fui chefe do setor por 10 anos. Nesses anos de COLTEC, desenvolvi várias atividades de ensino de leitura, produção de texto e literatura com os estudantes. Algumas viraram projetos de ensino, pesquisa e extensão. Muito do meu tempo é dedicado a essas produções. Há também o trabalho administrativo e de representação docente.
Na graduação, eu fiz iniciação científica, participei de projetos de pesquisa, o que me motivou a investigar a linguagem. Entrei no mestrado em Linguística. Assim que defendi, entrei para o doutorado no mesmo programa. Ambos sob orientação da professora Carla Coscarelli, uma inspiração pelo modo como ela desenvolve sua carreira, como ela perpassa por diferentes locais do conhecimento e por suas produções.
Os meus estudos nessas pós-graduações foram os infográficos impressos e digitais, sua constituição como gênero textual, sua hipertextualidade, sua leitura integradora entre imagens e texto, sua composição entre recursos digitais e semióticos. A metodologia de pesquisa foram os estudos dos gêneros textuais e os testes qualitativos de leitura de infográficos com estudantes. A abordagem para análise dos infográficos foi a multimodalidade.
Os resultados estão nas minhas dissertações de mestrado e tese de doutorado e em diversos artigos que reúno neste site sobre a análise e o ensino de infográfico, de outros layouts, de leitura integradora, de leitura de imagens e sobre multimodalidade. Desenvolvi outros estudos sobre escrita colaborativa e sobre recursos digitais no ensino. Continuo estudando, pesquisando, dando aulas e cursos. Há também artigos sobre ensino de literatura e projetos de ensino de linguagens, como os que estão na coletânea Professores transformadores, com vários colegas apresentando seus trabalhos com alunos.
Participo do grupo de pesquisa em multimodalidade, leitura e textos – GEMULTE – com minha colega Záira Bomfante e outros. Atualmente estamos interessados nas Inteligências Artificiais, em como as pessoas a utilizam, como produzem sentido com elas, quais as suas crenças. Já temos um artigo sobre IA e outros estão sendo desenvolvidos.
Resumindo, o nosso interesse é procurar saber como as pessoas produzem sentido, com diferentes modos de representação, além do texto verbal, como elas compartilham conhecimento, se comunicam em sociedade.
O trabalho com a formação de professores é outra atividade que desenvolvi naturalmente. Comecei ainda no meu mestrado com cursos pelo CEALE. Quando terminei o doutorado, em 2013, me credenciei no programa de Mestrado profissional em Letras na Faculdade de Letras da UFMG, onde estou até hoje, lecionando, orientando e do qual já fui subcoordenador por 4 anos. Atuo também em cursos de especialização de leitura e produção de texto – o Proleitura – e linguagem e tecnologia – o LTE – para professores.
Este é para você acompanhar, seguir, trabalharmos juntos se quiser: em projetos, orientações, aulas, leituras, publicações; conversar sobre sala de aula, recursos digitais, multimodalidade, escrita colaborativa, Inteligência Artificial e literatura.
Boas leituras!