BIO
Sou professor de Língua Portuguesa e Literatura há um pouco mais de 15 anos. Atuei em escolas particulares e na rede estadual de educação de Minas Gerais como professor até 2010. Nesse ano, fui aprovado em concurso público no Colégio Técnico da UFMG, o COLTEC. Trabalho lá desde então.
O COLTEC é organizado por setores. Junto com outros colegas, somos responsáveis pelo Setor de Letras e pelas aulas de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio. Sou chefe do setor. Nesses anos de COLTEC, desenvolvi várias atividades de ensino de leitura, produção de texto e literatura com os estudantes. Algumas viraram projetos de ensino, pesquisa e extensão. Muito do meu tempo é dedicado a essas produções. Há também o trabalho administrativo e de representação docente.
Conclui a graduação em Letras em uma universidade particular, a UNINCOR. Eu atuava no movimento estudantil no Ensino Médio, gostava de ler e compartilhar conhecimento, acho que isso me levou às letras e à docência. Queria escrever literatura! Era o início da década de 2000. Antes mesmo de concluir a licenciatura, eu lecionava. Passei no concurso público para a escola estadual antes de me formar.
Na graduação, eu fiz iniciação científica, participei de projetos de pesquisa, o que me motivou a investigar a linguagem. Entrei no mestrado em Linguística da Faculdade de Letras da UFMG. Assim que defendi, entrei para o doutorado no mesmo programa. Ambos sob orientação da professora Carla Coscarelli, uma inspiração pelo modo como ela desenvolve sua carreira, como ela perpassa por diferentes locais do conhecimento e por suas produções.
Os meus estudos nessas pós-graduações foram os infográficos impressos e digitais, sua constituição como gênero textual, sua hipertextualidade, sua leitura integradora entre imagens e texto, sua composição entre recursos digitais e semióticos. A metodologia de pesquisa foram os estudos dos gêneros textuais e os testes qualitativos de leitura de infográficos com estudantes. A abordagem para análise dos infográficos foi a multimodalidade. Os resultados estão nas minhas dissertações de mestrado e tese de doutorado e em diversos artigos que reúno neste site sobre a análise e o ensino de infográfico, de outros layouts, de leitura integradora, de leitura de imagens e sobre multimodalidade. Desenvolvi outros estudos sobre escrita colaborativa e sobre recursos digitais no ensino. Continuo estudando, pesquisando, dando aulas e cursos. Participo do grupo de pesquisa em multimodalidade, leitura e textos – GEMULTE.
O trabalho com a formação de professores é outra atividade que desenvolvi naturalmente. Comecei ainda no meu mestrado com cursos pelo CEALE. Quando terminei o doutorado, em 2013, me credenciei no programa de Mestrado profissional em Letras na Faculdade de Letras da UFMG, onde estou até hoje, lecionando, orientando e do qual já fui subcoordenador por 4 anos. Atuo também em cursos de especialização de leitura e produção de texto e linguagem e tecnologia para professores.
Sou casado com a Mary e pai de uma garotinha de 4 anos. Acho que a paternidade me trouxe senso de urgência, de legado e me inspirou. Os projetos precisam sair do papel!
Quero produzir mais e este site é fruto desse momento criativo. Ele é para você acompanhar, seguir, trabalharmos juntos se quiser: em projetos, orientações, aulas, leituras, publicações; conversar sobre sala de aula, recursos digitais, multimodalidade, escrita colaborativa e literatura.
Boas leituras!