A consolidação da abordagem da multimodalidade no ensino e na pesquisa
Todos os textos são multimodais, todas as linguagens são multimodais, por fim, a comunicação humana é multimodal. Essas proposições tornam-se mais comumente aceitas no ensino e nas pesquisas em linguagem. Seja pelo viés investigativo, que pressupõe considerar outros modos semióticos além do verbal na constituição dos textos e dos discursos; seja pelo viés linguageiro, como fenômeno cada vez mais observável, a partir do momento em que optamos, em razão de diferentes motivações, por produzir e ler textos com orquestrações multimodais as mais diversas. É saudável que assim seja, tanto pelo contexto de super diversidade em que o mundo se organiza nos dias de hoje, quanto pela possibilidade de mais expressividade por parte dos sujeitos de linguagem em que nos constituímos.
É nesse arranjo social e histórico que este dossiê procura agregar trabalhos de pesquisa que contribuem para pensarmos o fenômeno da multimodalidade amalgamado a outros fatos que surgem neste início de século, como as tecnologias digitais. Tão importante quanto é adiscussão em torno da multimodalidade na formação de professores e no ensino e aprendizagem, sobretudo na educação linguística.
Além disso, este dossiê dá continuidade às reflexões, às discussões e aos diálogos estabelecidas no III Colóquio de Pesquisas em Semiótica Visual e Multimodalidade e no Colóquio Internacional de Pesquisas em Semiótica e Multimodalidade, ocorridos on-line, com a participação de pesquisadores de diferentes locais do mundo, em setembro de 2023. Assim como nos colóquios, os artigos que compõem este dossiê indicam que a abordagem da multimodalidade no ensino e na pesquisa é uma opção de vários professores e pesquisadores no Brasil.
Portanto, este dossiê almeja contribuir para a expansão dessas pesquisas em multimodalidade e para as discussões acerca da sua consolidação como abordagem para o ensino de linguagens.
Desejamos boas reflexões!